quinta-feira, 16 de junho de 2011

Quem sou eu?


DADOS PESSOAIS E PROFISSIONAIS


Meu nome é SIDNA DE FÁTIMA COSTA SANTA BRIGIDA, nasci no dia 13/05/1975 na cidade de Salinas/Pará, lugar este onde residi até os meus cinco anos de idade, aos seis anos de idade vim para Belém, morar no bairro do Marco, começando os meus estudos para que um dia eu pudesse alcançar os meus objetivos pessoais e profissionais. Atualmente resido em Ananindeua no bairro do Coqueiro. Sou professora de Matemática, trabalho no ensino público deste estado há treze anos, atualmente estou lotada em duas escolas estaduais de ensino fundamental e médio de Ananindeua; formada pela Universidade Estadual do Pará em Licenciatura Plena em Matemática; tenho especialização em Informática e Educação pela Universidade da Amazônia e atualmente estou cursando o Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Évora/Portugal.

OBJETIVOS INDIVIDUAIS

Sou uma pessoa independente, dinâmica e paciente, evitando ser vista como egoísta ou autoritária. Com frequência sou procurada para assumir projetos, pois minha autoconfiança e facilidade de enfrentar os obstáculos são qualidades notórias e as pessoas acreditam na minha capacidade. Dessa forma procuro sempre realizar os meus objetivos individuais e não me deixar afetar quando existe oposição às minhas idéias, conquistando um progresso na minha vida profissional.

SERVIÇO DISTRIBUÍDO

Em julho de 2009 fui lotada no turno da tarde, na sala de informática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Professora Zulima Vergolino Dias”, localizada na Cidade Nova 2 WE 13 s/n, bairro Coqueiro, Ananindeua/PA. Ficando responsável pela orientação das atividades que foram desenvolvidas no que diz respeito ao uso das Tecnologias de comunicação e informação. Colaborando com os professores de sala de aula.

PREPARAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

No primeiro semestre de 2009, eu e mais dois colegas que também foram lotados na sala de informática, preparamos o projeto de implantação da sala de informática da escola citada, com o objetivo disponibilizar a sala de informática como ferramenta pedagógica. Com os seguintes objetivos específicos:
 Dar suporte técnico à execução de outros projetos já existentes na escola;
 Mostrar aos professores os softwares instalados nos computadores;
 Implantar o blog da escola, dos professores e dos alunos;
 Auxiliar o educador no planejamento da utilização da sala de informática;
 Auxiliar no manuseio dos equipamentos de multimídia;
 Registrar em vídeo e imagem as atividades desenvolvidas na escola;
 Trabalhar de formar integrada com os outros setores da escola;
Cada coordenador da sala de informática, nos seu turno ficou encarregado de realizar as atividades com os docentes e contando com a colaboração dos outros dois, para que juntos pudéssemos alcançar os objetivos propostos.

REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

As atividades desenvolvidas no segundo semestre de 2009 foram às seguintes:
1ª Atividade: Inauguração da sala de informática em agosto de 2009. Fizemos uma apresentação no PowerPoint à comunidade escolar, esclarecendo o que pretendíamos realizar neste novo ambiente, mostrando que a escola já possuía um blog educativo e também comunicando à comunidade escolar o nosso projeto no Portal Educarede. Este portal oferece educação, inovação e colaboração.

BLOG DA ESCOLA ZVD




2ª Atividade: Desenvolver o Projeto No Balanço do Pará: Educantando no ZVD, que foi realizado com alguns professores dos três turnos, com o Tema: Cidade e Cultura e Pauta: Hoje é dia de festa. O objetivo deste projeto de ação foi identificar no repertório musical paraense elementos históricos, culturais, sociais e linguísticos que possam colaborar efetivamente no processo de aprendizagem dos alunos participantes do projeto.
1º Tarefa: Escolhemos oito alunos para compor a equipe de repórteres. A equipe foi responsável pelas entrevistas e postagens que foram armazenadas no Portal Educarede.





2ª Tarefa: Os alunos foram pesquisar junto com os professores de português, história, geografia, arte e estudos paraenses, músicas paraenses para que pudessem identificar os elementos históricos, culturais, sociais e linguísticos.
3ª Tarefa: Com as músicas escolhidas os professores exploraram conhecimentos ligados a sua disciplina, e alguns alunos criaram slides e filmes, usando os programas do computador.


4ª Tarefa: A equipe de reportagem foi responsável pela postagem dos trabalhos realizados, os melhores estão arquivados na galeria do Portal Educarede e outros estão no youtube.








PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

A avaliação foi feita de forma somativa e formativa, à medida que os alunos iam aprendendo, os professores somavam suas participações, e quando não acertavam as tarefas, faziam uma nova revisão do assunto. Os docentes anotavam as produções dos alunos no diário de classe, porém os coordenadores não tiveram acesso a essas anotações.

AUTO-AVALIAÇÃO


A auto-avaliação foi feita através de entrevistas, somente com os professores que participaram do projeto. Também foram feitas conversas informais ao término do projeto. Tivemos um bom resultado, de agosto até novembro, em pouco tempo de experiência conseguimos sensibilizar professores e alunos, para que pudessem reconhecer a importância desse espaço pedagógico. Os alunos fizeram interpretações, criaram slides, criaram vídeos e valorizaram a nossa música popular paraense.
3ª Atividade: Realizada em setembro/2009, a professora de matemática levou os alunos das 5ª séries do turno da tarde, para que praticassem as quatro operações da matemática, através de jogos virtuais e programas de cálculo que fazem parte do sistema  Botosetcabano.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

De forma somativa e formativa, eu ajudava os alunos quando eles apresentavam dificuldades para resolver algumas questões, a professora anotava os resultados no seu diário de classe, o qual eu não tive acesso.

AUTO-AVALIAÇÃO

Os alunos gostaram das atividades, mas tivemos problemas com as turmas, por serem muitos e poucos computadores. Não foi possível continuar o trabalho, não foi possível ficar com a turma toda, eles faziam muito barulho, não tinham paciência de esperar a sua vez, durou apenas um mês.
4ª Atividade: Em novembro de 2009, também foi realizado com um professor de matemática trabalhos em grupos, cada grupo ficou responsável por assuntos ligados a saúde, drogas, sexualidade e carreira profissional, eles foram fazer pesquisas de campo com os alunos das 8ª A e B séries do turno da tarde, usando um questionário para coletar os dados, esse material ficou com o professor, eu tenho algumas fotos. O objetivo deste trabalho foi de fazer com que o aluno aprendesse calcular porcentagem, construir gráficos e apresentar seminários, usando os recursos da sala de informática. Os alunos iam para a sala pesquisar sobre os assuntos e eu colaborava para que os mesmos pudessem criar seus slides no impress e gráficos no programa calc do sistema Linux.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Esta atividade valeu a metade da 4ª avaliação, as anotações foram registradas no diário do professor de matemática, não tive acesso, ele contou a apresentação dos slides, a apresentação dos seminários e a frequência dos alunos.

Alunos apresentando seus trabalhos

quarta-feira, 15 de junho de 2011

AUTO-AVALIAÇÃO

O professor de matemática, não tinha uma aproximação muito boa com esses alunos, então ao final percebi que os alunos quebraram essa barreira, pois os mesmos me falaram em uma conversa informal que gostaram da atitude desse professor quanto à forma de avaliá-los, foi uma experiência gratificante. O professor se aproximou mais de seus alunos e eles puderam expressar suas opiniões e aprenderam muito fazendo pesquisa de campo.

OUTRAS FUNÇÕES EDUCATIVAS

Além de ser coordenadora de sala de informática, sou professora de Matemática há 13 anos.

RELAÇÃO PEDAGÓGICA COM OS ALUNOS

No período que trabalhei nesta escola, sempre tive uma boa relação com os alunos, eu os ajudava no que era possível.

ASSIDUIDADE

Durante esse ano que estive lotada na sala de informática, cumpri integralmente o serviço que me foi lançado.

FORMAÇÃO CONTÍNUA


Encontro-me, neste momento cursando o Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Èvora/PT. Esta experiência permitiu-me conhecer um pouco de Portugal, trocar experiências e adquirir novos saberes; quero contribuir para a melhoria do serviço público; adquirir competências e futuramente cursar o doutorado.

Além disso, participei de cursos e eventos relacionados com a educação e tecnologia.
http://www.picturetrail.com/flicks/8590046/preview









MINHA AUTO-AVALIAÇÃO


Tenho muito que aprender, apesar de ter várias formações, o meu desenvolvimento pessoal e profissional é constante e inacabável.